Papa Francisco recebe primazes anglicanos: ‘sejamos construtores da unidade’

O Papa Francisco recebeu na manhã desta quinta-feira (2/5) os Primazes das igrejas da Comunhão Anglicana que estão reunidos em Roma desde 29 de abril, visando refletir sobre as prioridades e desafios comuns da Igreja Anglicana em todo o mundo. A Reunião dos Primazes é um dos quatro instrumentos da Comunhão Anglicana, que trabalha pela unidade entre os anglicanos em todo o mundo.
Francisco iniciou o discurso com uma saudação em inglês e em seguida recordou as palavras do Ressuscitado, que “são o prenúncio daquela esperança que não decepciona”. O Santo Padre recordou aos anglicanos que também assim foi para os discípulos, quando estavam fechados e assustados no Cenáculo, e completou:
“Ainda hoje, quando os líderes do povo de Deus se reúnem, eles podem se sentir tão temerosos quanto os discípulos: podem ser tentados ao desânimo, expressando suas decepções e expectativas não atendidas reciprocamente, deixando que suas preocupações os dominem e não consigam evitar que suas respectivas diferenças se acentuem. Mas mesmo hoje, se voltarmos nosso olhar para Cristo e não para nós mesmos, descobriremos que o Ressuscitado está em nosso meio e quer nos dar sua paz e seu Espírito.”
Construtores da unidade
Ao abordar a temática das diferenças, o Papa recordou que “elas não diminuem o alcance do que nos une, e não podem nos impedir de reconhecer reciprocamente como irmãos e irmãs em Cristo pelo nosso Batismo comum”. O Senhor chama cada um de nós para ser um construtor da unidade”, disse o Pontífice, “e, embora ainda não sejamos um, nossa comunhão imperfeita não deve nos impedir de caminhar juntos”.
Francisco também recordou o caminho da sinodalidade trilhado pela Igreja Católica nos últimos anos e expressou sua satisfação pela presença de tantos delegados fraternos, incluindo um bispo da Comunhão Anglicana, durante a primeira sessão da Assembleia Geral do Sínodo realizada no ano passado.

O lado Anglicano
“Muitos progressos foram feitos ao longo do último meio século para laços profundos de amizade entre anglicanos e católicos em todo o mundo. Este encontro dos primazes tornou-se um momento na história, onde vimos a proximidade da nossa relação com Roma a nível pastoral, missional e espiritual. Sou tão grato a Deus pelo dom do Espírito, que trabalhou entre nós nesta manhã e durante toda essa semana”, disse Justin Welby, Arcebispo da Cantuária, por meio de suas redes sociais.

(fontes: Vatican News / Facebook)

